sábado, 7 de outubro de 2017

Fóquinho:


Uma vez em minha casa
Um cãozinho apareceu
Era branco e peludinho
E entre afeto e carinho
Pouco a pouco ele cresceu

Foi crescendo e eu notei
No modo de ele andar
Na perna tinha um defeito
Para dar passos direito
Era preciso ele pular

Sempre, sempre aos pulinhos
Vivia ele a correr
 Não parava um só instante
Enquanto não estava ofegante
Não queria adormecer

Em sua cabeça havia
Um pequeno ferimento
Sinal de uma mordida
Pois quando chegou a vida
Recebeu bem no momento

Uma cadelinha preta
Que foi a qual o gerou
Deu-lhe uma dentadinha
E no alto da cabecinha
Uma cicatriz ficou

Era um cãozinho bonito
Muito esperto e valente
Tinha o costume de latir
Por qualquer coisa ouvir
Ou quando chegava gente

Mas era muito bonzinho
Não tinha preguiça de nada
Era só vir um gambá
Ou uma ave a gritar
Já saía em disparada

Ás vezes tomava banho
E ficava então feliz
Parecia um ursinho
Com o pelo maciinho
E branquinho como giz
  
Na hora da refeição
Se ele com fome estava
Entrava embaixo da mesa
E, vejam-só que beleza!
A patinha em nossa perna encostava.

Ficava só me olhando
Com olhinhos suplicantes
E se eu lhe desse um pouquinho
Balançava o rabinho
Agradecendo bastante


Mas o tempo foi passando
E a tristeza chegou
Do lado, em seu pescocinho
Bem do ladinho do osso
Uma ferida lhe afetou

Eu ficava muito triste
Por ver o seu sofrimento
Mesmo na dificuldade
Demonstrava felicidade
Estava sempre em movimento
  
Quando ele percebeu
Que a morte chegaria
Procurou se afastar
Para o sofrimento evitar
Ficou sumido vários dias

Chegando a segunda-feira
Quando fui para a escola
No meio do milharal
Vi como ele estava mal
Quem tem coração até chora

Passada quase a semana
Sexta-feira tinha chegado
Embaixo do assoalho
Onde procurou agasalho
Sua vida tinha findado

Se foi aquele cãozinho
Pouco tempo esteve comigo
Neste tempo que viveu
Muita alegria me deu
Foi meu verdadeiro amigo

Se foi quando ainda era novo
Deixando muita saudade
Hoje me lembro com carinho
De como foi que Fóquinho
Só me deu felicidade.



José Julio Jordan Lopes - 06 de abril de 1997

Um comentário:

Direitos Reservados:

Creative Commons License
Tanto Este, Quanto Este trabalhos são registrados sob uma Licença Creative Commons.. - Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar o nome do autor e o link para o site).

- Você não pode fazer uso comercial desta obra!

- Você não pode criar obras derivadas ou modificar o conteúdo de forma a distorcer o sentido das idéias divulgadas pelo autor.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.